Mesmo com início da safra em SP, menor disponibilidade de açúcar de qualidade sustenta preços no mercado spot, aponta Cepea
Os preços do açúcar cristal branco registraram um aumento no mercado spot do estado de São Paulo durante o mês de abril. Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), apesar do início oficial da safra 2025/26 nas usinas paulistas, a oferta de açúcar cristal de melhor qualidade, com Icumsa até 180, permaneceu limitada. A pouca disponibilidade não exerceu pressão de baixa sobre os preços nas negociações à pronta-entrega.
Com isso, em abril, a média do Indicador CEPEA/ESALQ do açúcar cristal, com cor Icumsa entre 130 e 180, no mercado spot de São Paulo, alcançou R$ 142,35 por saca de 50 kg. Esse valor representa uma elevação de 1,91% em relação à média de março de 2025, que foi de R$ 139,69 por saca de 50 kg.
A União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) informa que, na primeira quinzena de abril, a região Centro-Sul do Brasil processou 16,59 milhões de toneladas de cana, um aumento de 3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.