Usinas estão preferindo exportar, diz Cepea; no campo, a produção de açúcar avança e está 15,7% superior à temporada passada
O preço do açúcar cristal caiu na última semana, com poucos fechamentos para pronta-entrega no mercado spot de São Paulo. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a pressão veio da baixa demanda interna, com a oferta doméstica ainda restrita.
Para as usinas, está sendo mais atrativo exportar, especialmente o açúcar cristal de melhor qualidade, o lcumsa 150. De 8 a 12 de julho, a média do Indicador Cepea/Esalq do cristal branco, cor lcumsa de 130 a 180, foi de R$ 132,75/sc de 50 kg, o que significa um recuo de 0,37% sobre o período anterior.
No campo, a boa produtividade dos canaviais está proporcionando aumento na produção brasileira do adoçante. Segundo dados da Unica, a região Centro-Sul produziu 14,2 milhões de toneladas de açúcar no acumulado da atual safra de 2024/2025 (de 1º de abril a 1º de julho). O resultado é um avanço de 15,7% sobre a temporada anterior.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.