Inmet alerta para a seca no Centro-Oeste, onde a umidade do ar pode atingir níveis entre 30% e 20%
Uma semana marcada por contrastes no clima. Produtores do Sul e Sudeste devem ter manhãs geladas e geadas fracas. Já no litoral do Nordeste, o excesso de chuva acende o alerta para volumes expressivos. Enquanto isso, no Centro-Oeste, predomina o tempo seco, que deve favorecer os trabalhos no campo. A previsão é da meteorologista Ana Penna, da Tempo OK.
A frente fria que avança pelo Sul do Brasil mantém o risco de geada fraca ao longo da semana, especialmente nas áreas de maior altitude do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, sul de Minas Gerais e pontos altos de São Paulo.
O fenômeno não deve afetar culturas mais resistentes, como o café. “Porém, produtores de hortaliças no Sul do país e no sul de Minas Gerais ainda devem se atentar às baixas temperaturas da madrugada, ao longo desta semana”, destaca a meteorologista..
Apesar do frio nas primeiras horas do dia, o sol predomina e as temperaturas sobem no período da tarde.
Segundo Penna, o tempo segue seco em grande parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul em função da atuação de um sistema de alta pressão. As temperaturas mínimas podem ficar abaixo de 10 °C nas regiões Sul e em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, com destaque para Serra Gaúcha, Planalto Catarinense e Sul de Minas.
Porém, mesmo com o frio nas madrugadas e a ausência de chuvas, “a semana será favorável para atividades de campo para quem está colhendo ou fazendo tratos culturais”, afirma a especialista.
Nesta segunda-feira, 7, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alertas de baixa umidade que abrangem parte do Norte, Nordeste e do interior do Brasil, com destaque para o Centro-Oeste, onde a umidade do ar pode atingir níveis entre 30% e 20%.
Enquanto isso, o tempo instável persiste no litoral da Bahia, com alerta para chuvas intensas no Recôncavo Baiano nesta terça-feira, 8. A partir de quarta, 9, o volume de chuva aumenta entre o leste de Alagoas e o Rio Grande do Norte. De acordo com o Inmet, os volumes podem ultrapassar os 50 mm.
Em estados como Tocantins, Piauí e oeste da Bahia, o calor permanece firme, com máximas acima dos 34 °C.