Clima

Chuvas ganham força no fim de semana

Instabilidades avançam sobre o Centro-Sul, reduzem o calor e melhoram a umidade do solo em áreas agrícolas

O fim de semana será de instabilidade no Centro-Sul do País, com previsão de chuvas volumosas e queda de temperatura a partir deste sábado, 11, segundo a Tempo OK. Um ciclone extratropical se forma entre a Argentina e o Rio Grande do Sul, aumentando o risco de tempestades, rajadas de vento e granizo no fim do dia.

Os maiores volumes são esperados no oeste do Paraná, com acumulado de até 150 milímetros em 15 dias, segundo o meteorologista Celso Oliveira. “Mesmo com o total elevado, os períodos de tempo seco entre as chuvas ainda permitem o avanço, embora lento, do plantio e da colheita”, afirmou.

A precipitação deve se espalhar pelo sul de Minas Gerais, pela Mogiana Paulista (tradicional região produtora de café), e por áreas de Mato Grosso do Sul, Goiás e Mato Grosso, com acumulados entre 15 e 45 milímetros até domingo, 12. Os volumes são suficientes para induzir floradas e iniciar o plantio em muitas áreas.

Antes da chegada da chuva, o calor persiste em todo o Centro-Oeste e no Sudeste, com temperaturas acima de 33 °C e umidade do ar muito baixa, o que exige hidratação e proteção solar.

Na metade norte do Brasil, o fim de semana não será muito diferente dos últimos dias. “As pancadas de chuva se concentram principalmente nos estados do Pará, Roraima e Norte do Amazonas, com volumes que podem ser significativos em alguns momentos”, destaca o especialista.

Segundo Celso Oliveira, até 22 de outubro, as chuvas devem avançar para o Matopiba, norte de Goiás e Cerrado mineiro, enquanto o sertão nordestino permanece seco, com altos índices de queimadas na caatinga.