Frente fria avança pelo sudeste e, a partir de quarta, temperaturas devem baixar bastante após passagem de ciclone extratropical
A cidade de São Paulo (SP) registrou a temperatura mínima mais baixa do ano neste domingo, 26, com 14,2º C, de acordo com o Inmet. Durante o fim de semana, a cidade da região Sudeste mais fria foi Águas Vermelhas, em Minas Gerais, onde a temperatura chegou a 8,8º C.
Já a cidade mais fria do país foi Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, onde os termômetros marcaram 0,8º C , no sábado, 25. Em Quaraí, no Rio Grande do Sul, fez 1,5ºC também no sábado.
As temperaturas baixas seguem no início da semana, mesmo com risco de temporais com raios e rajadas de vento forte para toda a faixa leste da Região Sul do país nesta segunda-feira, 27. Segundo o Inmet o ciclone extratropical causará ventos de até 100 km/h e a possibilidade de granizo para o Rio Grande do Sul na segunda, 27.
A Climatempo também acompanha a formação do ciclone extratropical próximo à costa, o que traz nuvens carregadas. A previsão é de que os maiores acumulados de chuva, em torno de 50 mm, fiquem concentrados no litoral sul e norte do Rio Grande do Sul. Para a Grande Porto Alegre, a previsão é de 40 mm de chuva no decorrer da segunda-feira.
E as chuvas não estão restritas ao Rio Grande do Sul. Segundo a Climatempo, a chuva vai avançar para Santa Catarina e Paraná, aumentando o risco de temporais para o leste e o litoral dos dois estados.
Com a passagem do ciclone extratropical, vem uma nova frente fria que deve se deslocar de forma rápida da Região Sul do país para o Sudeste, fazendo com que a chuva perca força, especialmente no Paraná.
Segundo a Climatempo, a terça-feira, 28, pode começar com chuva fraca no Vale, Serra e região central do Rio Grande do sul; e mais moderada no litoral e Grande Porto Alegre. Mas a característica perde força já à noite.
E já na quarta, 29, a previsão é de chuva fraca e pontual no litoral sul de Santa Catarina e no litoral norte gaúcho. As temperaturas caem no Sul do Brasil e há risco de geada na serra do Rio Grande do Sul na quinta, 30. O tempo firme, sem chuvas, mas com muito frio deve se manter até o fim da semana.