Agropolítica

Mercosul e Canadá retomam negociações de livre comércio

Brasil e Canadá planejam missão comercial em Toronto em setembro e reunião de chefes do Mercosul em outubro

Em comunicado conjunto, Brasil e Canadá anunciaram a retomada das negociações para um Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o país norte-americano. “Ambos concordaram em intensificar os fluxos bilaterais de comércio e investimento, como parte de suas estratégias de diversificação e expansão de mercados”, diz a nota.

O documento foi publicado, nessa segunda-feira, 25, pelo Ministério das Relações Exteriores após reunião entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro de Comércio Internacional do Canadá, Maninder Sidhu.

Segundo o texto, o movimento reforça o compromisso mútuo com práticas comerciais abertas, sustentáveis e baseadas em regras multilaterais, tendo a Organização Mundial do Comércio (OMC) como referência.

Entre as iniciativas anunciadas, está a realização de uma missão comercial brasileira em Toronto, em setembro, com foco em intensificar fluxos de investimento e ampliar oportunidades de negócios bilaterais. Além disso, as duas nações informaram que houve determinação para que “altos funcionários responsáveis pela área de comércio iniciem discussões, inclusive com uma reunião de chefes negociadores no início de outubro, com vistas à retomada das negociações do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Canadá, ao lado de nossos parceiros Argentina, Paraguai e Uruguai”.

A retomada das negociações comerciais entre o Mercosul e o Canadá é considerada, segundo o comunicado, “sinal inequívoco de nosso compromisso compartilhado de aprofundar os laços econômicos mutuamente benéficos e de abrir novas oportunidades relevantes para empresas, trabalhadores e comunidades nos dois lados”.

Mercado potencial

Segundo nota do governo brasileiro, o acordo com o Canadá pode “ampliar o acesso a mercados, reduzir barreiras comerciais e diversificar destinos das vendas nacionais”. 

Atualmente, o Canadá ocupa a sétima posição entre os destinos das exportações brasileiras. Já o Brasil é o principal investidor latino-americano no país norte-americano, com presença relevante nos setores de infraestrutura, tecnologia, energia renovável e agronegócio.