Agropolítica

Consórcio com construtora leva leilão de concessão da Rota do Agro

Trecho tem 490 quilômetros de extensão e liga dois importantes polos agropecuários: Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT)

O Consórcio Rota Agro Brasil, capitaneado pela construtora Azevedo e Travassos, ganhou o leilão de concessão dos trechos das BRs 060/364/GO/MT. O corredor, conhecido como Rota do Agro, liga dois importantes polos agropecuários: Rio Verde (GO) e Rondonópolis (MT). 

Levava o leilão quem ofertasse o menor desconto sobre o valor base estipulado para o pedágio. O consórcio ofereceu um desconto de 19,7%. A tarifa básica máxima considerada no leilão foi de R$ 0,16270 por quilômetro para a categoria 1 de veículos, que é de automóveis, caminhonetes e furgões. O tempo de concessão é de 30 anos 

Realizado na B3, em São Paulo (SP), nesta quinta-feira, 14, o leilão também prevê um investimento de R$ 7,26 bilhões na rodovia. Entre as obras previstas, estão:

“A infraestrutura brasileira é sempre levada ao extremo pelo próprio crescimento da produção. […] A China produz 20 milhões de toneladas por ano. O que o Brasil cresceu de soja da safra 2023/2024 para a safra 2024/2025 é maior do que a produção da China, que é o quarto maior produtor de soja do mundo. De ano para o outro. Quem trabalha com infraestrutura sabe bem o que isso significa. Por isso que os investimentos em infraestrutura precisam crescer”, destacou o ministro dos Transportes, Renan Filho, no discurso após o leilão.