Agropolítica

BNDES orienta bancos sobre novas regras para financiamento a produtores rurais no RS

Circular era esperada por produtores rurais afetados pelas enchentes no RS; regras para financiamento entram em vigor em 11 de outubro

Fernanda Farias | Porto Alegre | fernanda.farias@estadao.com e Daumildo Júnior | Brasília | daumildo.junior@estadao.com

25/09/2024 - 11:02

O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) emitiu uma Circular alterando as regras para aplicação do Programa BNDES Emergencial Automático. O documento assinado nesta terça, 24, traz as medidas de apoio anunciadas pelo governo federal a produtores rurais, cooperativas, cerealistas e fornecedores de insumos agrícolas afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul. 

A Circular entra em vigor em 11 de outubro de 2024, portanto as regras irão valer para os pedidos de financiamento protocolados a partir desta data. 

Segundo a coordenadora do movimento SOS Agro, Graziele Camargo, o documento era o que faltava para os agricultores acessarem o crédito rural nas condições que foram tratadas com o governo federal

Porém, ela lamenta que a aplicação não seja imediata. “Mais 16 dias de espera. Aumenta ainda mais o desespero do produtor por tanta demora”, afirma a coordenadora ao Agro Estadão. 

Pela linha emergencial, produtores, cooperativas, cerealistas e fornecedores de insumos que ficam em áreas de situação de emergência e calamidade no Rio Grande do Sul, precisam do laudo técnico apontando perdas de 30% na produção ou superiores a esse índice. 

O documento deixa claro que o prazo para financiamento é de 96 meses (8 anos). O setor defende a aplicação de taxas de juros entre 6% e 8%.

Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.