Segundo a empresa, produtividade média dos agricultores inseridos no VAlora Milho cresceu 7,8% durante a safra 2024/25
Agricultores que fazem parte do programa Bayer VAlora Milho tiveram aumento médio de produtividade de 7,8% na safra 2024/25. O dado foi apresentado pela empresa em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, 29, na Agrishow, em Ribeirão Preto.
O programa disponibiliza sugestões personalizadas sobre a escolha de híbridos de milho para o plantio em diferentes regiões do país. Mais de mil produtores, responsáveis por cerca de 500 mil hectares de área produtiva, compõem o VAlora Milho. Oito em cada dez, segundo executivos da Bayer, tiveram incremento em produtividade durante a safra.
Abdalah Novaes, líder de soluções agrícolas digitais da Bayer para a América Latina, afirma que a personalização das recomendações sobre o tipo de semente a ser plantada é possível graças aos dados coletados pela plataforma própria Climate FleldView, cruzados com informações científicas sobre cada região. “Com isso, é possível ter uma precisão aderente a cada realidade, ou seja, a recomendação é diferente de um cenário para outro, o que resulta em produtividade maior do que se não tivéssemos tecnologia”, declara.
Com as informações disponibilizadas na Agrishow, a Bayer considera que inaugura uma nova fase para as soluções em agricultura digital. A companhia enxerga que as ferramentas inteligentes serão, cada vez mais, um pivô para o desenvolvimento do agro brasileiro. Nesse contexto, os recursos da plataforma Climate farão parte, na visão da empresa, de um amplo conjunto de soluções que vão permitir aos produtores rurais obter o potencial máximo dos investimentos feitos em insumos e inovações.
“Produtores podem já ter acesso ao que há de mais avançado em inovação, mas ainda assim precisam de soluções que os ajudem a resolver problemas na lavoura e a extrair o máximo de proveito das tecnologias”, afirma Novaes. “Ao conectarmos a inteligência de Climate FieldView com nosso portfólio completo de sementes, biotecnologia e proteção de cultivos, estamos em uma posição única no mercado para gerar recomendações agronômicas personalizadas capazes de potencializar saltos de produtividade”, explica.
Os números apurados pelo VAlora Milho motivaram a escolha do Brasil para receber a primeira equipe de desenvolvimento regional da Bayer, que contará com profissionais especializados em acelerar tecnologias alinhadas a características locais.
A Bayer também planeja lançar, no mercado brasileiro, o FieldView Drive 2.0, para possibilitar aos produtores mapear operações e acessar dados do ecossistema digital da empresa com velocidade até 12 vezes superior ao modelo atual, permitindo agilizar a tomada de decisões.
*Jornalista viajou a convite da CDI Comunicação