AdobeStock
Definido por alguns como uma cultura multifuncional, o trigo mourisco vem ganhando destaque nos últimos anos por ser uma planta de rotação. Apesar dos diversos usos e da praticidade no plantio, ainda existe o desafio da baixa produção.
AdobeStock
Apesar do nome, o trigo sarraceno não tem semelhança com o trigo. Ele pertence à família das poligonáceas, que geralmente são plantas herbáceas e, às vezes, trepadeiras. A planta é caracterizada por produzir muitas flores brancas na parte superior.
AdobeStock
Os usos da semente, bem como da planta do trigo sarraceno, são variados, e ela pode ser considerada uma planta multifuncional. Ela é utilizada tanto na alimentação humana quanto na de animais. Apesar disso, o maior uso da planta no Brasil é como adubo verde.
AdobeStock
AdobeStock
A farinha do trigo mourisco pode substituir a farinha de trigo convencional, sendo uma solução para pessoas celíacas. A partir do trigo, é possível extrair uma substância chamada rutina, que ajuda no controle da hipertensão e reduz a concentração de triglicerídeos.
Como as plantas de trigo sarraceno costumam florir bastante e têm vários ciclos de floração, elas podem ser utilizadas como pasto apícola. Elas atraem abelhas e, consequentemente, favorecem a produção de mel.
AdobeStock
É uma cultura de entressafra, o que significa que o trigo mourisco é ideal para ser plantado após a colheita de uma cultura, pois ajuda a manter os nutrientes no solo e proporciona cobertura verde para a terra.
Epagri/Divulgação
Com uma produção não contabilizada no Brasil, o primeiro desafio é ampliar o acesso às sementes. Além disso, o uso para consumo humano é pouco difundido e enfrenta a falta de maquinário para o beneficiamento das sementes.
AdobeStock