AdobeStock
O agronegócio é uma das maiores forças da economia brasileira e um dos grandes geradores de emprego. Desde profissionais que trabalham diretamente no cultivo ou no trato com animais, até profissionais das mais diversas áreas.
AdobeStock
Há muito tempo que o agronegócio se modernizou e incorporou tecnologias como o big data em seus processos produtivos. Por isso, há grandes possibilidades para especialistas em big data em fazendas, consultorias, e outras empresas na cadeia produtiva do agronegócio.
AdobeStock
Os drones têm presença crescente no campo. Isso porque têm diversas utilidades, como tirar fotografias, medir áreas de cultivo, analisar o relevo ou aplicar produtos químicos. Sua operação deve ser feita por profissionais com conhecimento técnico.
AdobeStock
O agronegócio também precisa ser administrado de maneira profissional para obter lucro. Sendo assim, quem se especializa em Administração de Negócios, Gestão, Economia e outros cursos da área também pode seguir carreira no agronegócio.
AdobeStock
AdobeStock
Depois que os produtos saem da fazenda, é comum que sejam exportados. Nesse contexto, há muitas oportunidades para os especialistas negociarem com outros países, pelos conhecimentos de logística e compreensão das regras de comércio internacional.
Os profissionais de agricultura urbana aplicam conhecimentos de engenharia agronômica e biologia para construir estufas, hortas e até fazendas verticais para empresas, escolas, instituições públicas e clientes particulares.
AdobeStock
Também é interessante salientar a questão das oportunidades no agronegócio para profissões que não estão diretamente ligadas a ele. É o caso de publicitários que fazem marketing para indústrias agro, jornalistas que cobrem o setor e economistas.
AdobeStock