AdobeStock
Praticamente toda a produção brasileira é para consumo interno. Os principais estados produtores são Paraná, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, São Paulo e Bahia. Na safra 2023/2024, o país deve produzir mais de 3,3 milhões de toneladas, segundo a Conab.
AdobeStock
Segundo o Embrapa, podemos destacar duas espécies de feijão: o comum e o de corda. O comum representa 79% da produção no Brasil. Nessa espécie estão o feijão preto (19% da produção) e o feijão de cores (60% da produção).O feijão de corda responde pelos 21% restantes da produção nacional.
AdobeStock
A planta do feijão comum é semelhante à planta da soja, com crescimento também parecido. O feijão comum completa o ciclo de desenvolvimento e para de crescer, diferente de outros tipos.
AdobeStock
O feijão preto tem grãos pequenos com pintas brancas. Depois de cozido, o seu caldo tem a cor marrom escura. Comum na culinária dos estados do Sul junto com o arroz, e também é usado na feijoada nos estados do sudeste, como São Paulo.
AdobeStock
AdobeStock
O grão do feijão carioca é marrom claro com rajas (listras ) mais escuras. O feijão carioca é o mais consumido no Brasil, normalmente com caldo e junto com o arroz. Também é servido como feijão tropeiro, adicionando farofa, tomate e cebola.
O grão do feijão vermelho é graúdo. A cor pode ser mais escura ou mais clara. Bastante versátil, pode ser usado com caldo em inúmeras receitas ou apenas os grãos cozidos em saladas.
AdobeStock
O grão de feijão rajado é parecido com o carioca, porém um pouco maior. Além disso, as rajas (listras) não são compridas como as do carioca, mas sim, como pintas alongadas. Na culinária é usado em pratos secos, junto a outros legumes e temperos e também em caldos.
AdobeStock
O feijão branco tem grãos claros e graúdos. Quando cozido, o caldo é mais espesso e tem sabor mais suave. Pode ser usado como legume no acompanhamento de carnes e peixes, ou em saladas.
AdobeStock
O jalo tem grãos maiores que os do feijão carioca. A cor é um tom amanteigado, amarelado. O sabor é mais suave que os outros tipos de feijão e, normalmente, é consumido em caldo.
AdobeStock