Reaproveitamento

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desenvolveu salsichas, patês, embutidos e salgados empanados a partir da tilápia. Além de terem um gosto mais suave e característico do peixe, esses produtos são obtidos a partir do reaproveitamento da carne.

Angela Furtado/Embrapa

A pesquisa durou seis anos. A ideia nasceu para aproveitar boa parte de um material que hoje é descartado pelas empresas após a retirada do filé da tilápia. Essa parte mais nobre representa cerca de 30% do peixe, e todo o restante é descartado.

Subproduto

Tomas May/Embrapa

A pesquisadora responsável pelo desenvolvimento dos novos produtos, Angela Furtado, destaca que esta pode ser uma oportunidade para ampliar o acesso dos brasileiros à proteína de peixe, já que a oferta desses produtos é limitada no Brasil, basicamente à sardinha e ao atum.

AdobeStock

Proteína de peixe

Fibra de abacaxi 

Também com a intenção de aproveitar outros resíduos que são descartados, a pesquisa incluiu fibra de abacaxi na composição da salsicha e do patê, tornando o alimento ainda mais saudável.

Renata Torrezan/Embrapa

Segundo Angela Furtado, tentaram fazer o máximo possível com a menor quantidade de ingredientes, utilizando aqueles que normalmente se usam  para fazer um patê artesanal em casa.

O patê

Tomas May/Embrapa

Diferente da mortadela, por exemplo, esse embutido de tilápia não tem aquelas “gorduras” aparentes, e o gosto também é mais delicado. “Ficou suave e gostoso! As pessoas que provaram também gostaram”, garante a pesquisadora.

Textura e aspecto

AdobeStock

A pesquisadora não define um prazo para que os produtos estejam nas gôndolas dos mercados nacionais, mas vê um cenário favorável para empresas que já são do ramo.

Expectativa nas gôndolas

AdobeStock