AdobeStock
O sorgo tem inúmeras funções. Pode ser usado como forragem para alimentação animal, cobertura de lavouras, produção de biocombustíveis e até para produção de vassouras.
AdobeStock
ADobeStock
O sorgo tem propriedades muito similares às do milho: em metabolismo, fisiologia e manejo. No entando, o grão rústico apresenta maior tolerância à estiagem e resistência a intempéries climáticas.
AdobeStock
O Brasil tem uma área de 1,5 milhões de hectares dedicados ao cultivo de sorgo, produzindo 4,7 milhões de toneladas do grão. Goiás é o maior produtor de sorgo do país com 1,4 milhões de toneladas.
Wenderson Araujo/Trilux
O sorgo prefere solos bem drenados e férteis, com uma quantidade significativa de nitrogênio e potássio. O plantio direto é a técnica mais comum para semeadura. A necessidade de irrigação é maior nos estágios iniciais do crescimento.
AdobeStock
A desvalorização no valor comercial da saca e problemas no manejo da cultura tonaram a produção onerosa. No entanto, o sorgo teve um ligeiro aumento no valor comercial e a saca do grão apresenta um preço aproximado entre 70% a 80% em relação ao milho.
AdobeStock