AdobeStock
O Brasil é o maior produtor mundial de soja e responde por quase metade de tudo que é produzido no planeta. Na safra 2022/23, o Brasil colheu 156 milhões de toneladas, enquanto os Estados Unidos colheram 116 milhões de toneladas, segundo a Conab.
CNA
No mundo, o grão ocupa um total de 136 milhões de hectares de lavouras. No Brasil, a área plantada soma cerca de 44 milhões de hectares. Os ciclos de desenvolvimento vão de 90 a 95 dias no ciclo mais curto, até 120 a 125 dias no ciclo longo.
AdobeStock
- Óleo de soja: usado na culinária, na produção de biodiesel e na indústria farmacêutica e cosmética. - Lecitina de soja: além de produtos alimentícios, é usada na indústria farmacêutica. - Farelo de soja: é bastante usado como ração animal.
AdobeStock
AdobeStock
A soja é considerada um alimento funcional porque, além de oferecer nutrientes, faz bem para a saúde. Segundo a Embrapa, 100 gramas do grão possuem 38 gramas de proteína. Por isso, ela costuma substituir a proteína animal nas dietas.
Usada em diferentes formas pela indústria, o óleo e o farelo de soja são os mais comuns. No Brasil, mais de 70% do óleo de soja é usado pela indústria de alimentos e para a produção de combustível.
AdobeStock
A oleaginosa tem sido cada vez mais usada na produção de biodiesel e biogás. A partir do óleo, a indústria fabrica biodiesel, uma alternativa renovável. Já o biogás é produzido a partir de resíduos vegetais e animais, como restos de colheita e esterco.
AdobeStock
Inúmeros produtos. Os principais alimentos são: farinha de soja, leite de soja, tofu, óleo de soja e lecitina de soja. A lecitina é extraída do óleo e pode ser usada como suplemento alimentar em xaropes ou na fabricação de salsichas, sorvetes e barras de cereais.
AdobeStock