A ameaça

Os nematoides, parasitas que atacam as raízes das plantas, representam uma ameaça para a agricultura brasileira. Somente nos últimos dez anos, o prejuízo na cultura chegou a R$ 374 bilhões, de acordo com a Sociedade Brasileira de Nematologia.

Dulce Mazer/Embrapa

Segundo José da Cunha Castro, pesquisador da Embrapa Soja, a biotecnologia tem sido uma aliada importante no desenvolvimento de produtos biológicos  eficazes e seguros, para o controle de nematoides.

Biotecnologia

AdobeStock

Um exemplo de inovação nesse campo é o Teikko, produto desenvolvido pela Plant Health Care (PHC), uma das empresas líderes no ramo de biotecnologia. Baseado na tecnologia PREtec (Plant Response Elicitor Technology), o item utiliza peptídeos, compostos orgânicos que ativam as defesas internas das plantas.

Plant Health Care/Divulgação

Teikko

AdobeStock

Aplicação

Segundo Sergio Almeida, gerente técnico e de regulamentação da PHC, o produtor deve aplicar a tecnologia antes do plantio, durante o tratamento das sementes. “Isso garante maior segurança de produtividade e uma rentabilidade estimada em oito vezes o valor investido”, comentou durante coletiva de imprensa nesta terça-feira, 28.

-Avaliar o solo para conhecer o histórico da área e identificar a presença de nematoides prejudiciais e tomar decisões informadas sobre o cultivo; -Alternar culturas para reduzir a população de nematoides;  -Cultivar plantas não hospedeiras pode diminuir a infestação.

Formas de manejo dos nematoides

Waldir Pereira Dias/Embrapa

-Evitar a movimentação de solo contaminado para prevenir a propagação de nematoides; -Optar por um bom manejo da fertilidade do solo pode fortalecer as plantas, tornando-as mais resistentes aos nematoides; -Acompanhar a presença de nematoides e suas populações ao longo do tempo para ajustar as estratégias de manejo.

Outras formas

AdobeStock