Problema para a saúde pública mundial

Um dos principais agentes transmissores do patógeno é o frango. Por isso, os avicultores precisam estar empenhados em garantir o devido controle da praga nas granjas, do contrário, o risco de perdas na produção é alto e pode provocar até fatalidades.

AdobeStock

A salmonela é um tipo de bactéria da família das Enterobacteriaceae (Gram-negativa) que se aloja no intestino dos animais, inclusive do homem. Esse microrganismo é bastante comum nas aves, como o frango, assim como na vaca, no porco e até no cão e no gato.

O que é a salmonela

AdobeStock

Nas aves, os sorovares (diferentes tipos de uma mesma espécie de bactéria) de salmonela mais prejudiciais ao próprio animal são a Salmonella gallinarum e a Salmonella pullorum, que podem causar várias doenças (como o tifo aviário e a pulorose).

Sabrina Duarte/Embrapa

Os sorovares

O tifo aviário é causado pelo sorovar gallinarum e tem como principais sintomas anemia, anorexia, febre e diarreia. Já a pulorose é provocada pelo sorovar pullorum e se caracteriza por ter uma alta taxa de mortalidade, afetando em grande parte as aves mais novas.

Doenças

AdobeStock

AdobeStock

Perigo ao ser humano

A Salmonella enteridis e a Salmonella typhimurium não são tão prejudiciais às aves, mas ambas são responsáveis por algumas doenças que apresentam risco ao ser humano,  sendo a febre tifoide uma das mais perigosas e com maior taxa de mortalidade.

Nas aves, a contaminação horizontal, também chamada de infecção de contágio, é a mais comum e ocorre quando a proliferação da bactéria ocorre no ambiente onde as aves vivem. A salmonela se fixa em áreas como gaiolas, bebedouros, piso, teto etc.

Contaminação horizontal

AdobeStock

No caso da contaminação vertical, a transmissão ocorre da galinha para os filhotes, de modo a contaminá-los durante o processo de formação ou na passagem do ovo pela cloaca contaminada, em que a bactéria penetra através da casca do ovo.

Contaminação vertical

AdobeStock

Para manter a granja livre dessas bactérias, é importante que o responsável conte sempre com as informações técnicas de um bom profissional da área, para conseguir impedir a proliferação dessas e de outras bactérias que causam patologias em animais e humanos.

Cuidados na produção

Luiz Henrique Magnante/Embrapa