AdobeStock
O picão-preto pode ser considerado uma erva daninha, que ameaça o agronegócio, ou uma erva medicinal, além de servir como alimento em certas partes do mundo
AdobeStock
A Bidens pilosa, mais conhecida como picão-preto é uma planta da família Asteraceae. Originária da América, ela se espalha rapidamente e possui capacidade de produzir até 3 mil sementes, o que facilita sua disseminação.
Marcos La Falce/Embrapa
O picão-preto se torna um problema para os agricultores, competindo por água e nutrientes com cultivos importantes e dificultando o manejo devido ao formato de seu caule e espinhos.
AdobeStock
O controle do picão-preto pode ser feito por métodos manuais, mecânicos ou químicos. O uso da trincha agrícola é mais efetivo do que o uso da roçadeira, já que não só poda a planta, mas também a mata.
AdobeStock
O picão-preto tem propriedades medicinais e nutritivas e é utilizado no tratamento de diversas condições de saúde e como fonte alimentar em certas regiões do mundo.
AdobeStock
O uso do picão preto como tratamento natural tem contraindicações e é necessário tomar cuidados ao utilizá-lo, enfatizando a importância da consulta médica antes de iniciar qualquer uso fitoterápico.