Do latim “rogai por nós”

Antigamente, a planta era usada como cerca-viva em igrejas e, na hora dos sermões, quando a expressão “rogai por nós” era dita, os fiéis abocanhavam as folhas das plantas.

iStock

Sua riqueza nutricional é a explicação do seu retorno à popularidade. Com alto índice de proteínas, minerais e vitaminas, a hortaliça é cada vez mais procurada nas lojas de produtos naturais e em casas de jardinagem de todo o Brasil.

Benefícios

AdobeStock

O nome científico da planta é Pereskia aculeata e ela pertence à família das cactáceas, sendo o único membro que se desenvolve como trepadeira. Os arbustos podem chegar a vários metros de altura, podendo também ser cultivados em vasos com estacas menores.

AdobeStock

O que é a ora-pro-nóbis?

Pode ser usada como cerca-viva por seus arbustos com espinhos. Mas, nos últimos anos, a planta começou a ser usada na cozinha. Ela tem grande concentração de proteínas, cerca de 25%, sendo uma das melhores fontes vegetais desse nutriente.

Para que serve?

AdobeStock

Como utilizar na cozinha?

As folhas cruas podem ser usadas em saladas, e os talos ou brotos, que são crocantes, também podem ser consumidos crus. Contudo, os refogados estão entre as preparações mais populares.

AdobeStock

Ela pode ser cultivada em casas e apartamentos,com poucos cuidados e boa exposição ao sol. A rega deve ser feita cerca de duas vezes por semana, com cuidado para não encharcar o solo.

Como plantar?

AdobeStock

AdobeStock

Como fazer mudas?

É possível colher as folhas a partir dos três meses — mas, para isso, recomenda-se cortar todo o galho. Um galho com cerca de 20 centímetros já é o suficiente para criar outra muda de ora-pro-nóbis.