O que o Brasil, maior produtor de soja, faz com o grão?

A soja, conhecida como "grão dourado", é a principal cultura do agronegócio brasileiro, sendo o país o maior produtor mundial. Mas além de commodity, o que se faz com a soja?

By: Fabiana Bertone

A soja, o 'grão dourado'

A soja é considerada um dos grãos mais valiosos do mundo e seu preço é regulado pelo mercado internacional, o que a classifica como uma commodity. O Brasil é o maior produtor global.

O maior produtor mundial

O Brasil responde por quase metade da produção de soja do planeta. Na safra 2022/23, o país colheu 156 milhões de toneladas, enquanto os Estados Unidos, o segundo maior, atingiu 116 milhões.

Desenvolvimento do grão

Os ciclos de desenvolvimento da soja variam de 90 a 95 dias (ciclo mais curto) a 120 a 125 dias (ciclo longo). Após a colheita, os grãos são processados para gerar farelo e óleo, seus principais derivados.

Óleo, farelo e lecitina

O óleo de soja é usado na culinária e na produção de biodiesel. O farelo, rico em proteínas, é ração animal. A lecitina, extraída do óleo, é usada nas indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia.

Benefícios da alimentação

A soja é um alimento funcional, rico em nutrientes e benéfico para a saúde. Segundo a Embrapa, 100 gramas do grão contêm 38 gramas de proteína. É um excelente substituto da proteína animal.

Aplicações na culinária

A soja está presente em diversos produtos como farinha, leite vegetal, óleos refinados, margarinas e maioneses. O tofu, um "queijo" sem leite, também é feito a partir do grão, sendo rico em ferro e ômegas 3 e 6.

Biodiesel e biogás

O óleo de soja é um componente crescente na produção de biocombustíveis. A indústria fabrica biodiesel, uma alternativa renovável. O biogás é produzido a partir de resíduos vegetais, gerando eletricidade e calor limpos.

Leia a matéria completa