AdobeStock

Lavouras: o que esperar do Outono em 2024 nos diferentes estados do Brasil

Previsão é de que fenômeno climático deixe de atuar na metade do outono.

AdobeStock

Problemas à vista

Os produtores da safrinha que plantaram na última semana ou que ainda não fizeram a semeadura podem ter problemas na safra com a chegada do outono. Os meteorologistas da Nottus apresentaram as perspectivas para a estação que começa nesta quarta, 20.

AdobeStock

O alerta de um outono menos úmido serve para os plantios tardios de outras culturas de safrinha, como algodão e feijão. Já as lavouras de café do cerrado mineiro e de São Paulo também podem sentir os efeitos e diminuir a produtividade.

A chegada do Outono

Joédson Alves/Agência Brasil

O clima não é favorável

“Quem se arriscou, infelizmente, não vai se dar bem”, analisou o meteorologista, Alexandre Nascimento. O tempo seco nessas regiões deve favorecer a ocorrência de queimadas. No entanto, o risco de onda de calor está praticamente descartado para a estação.

Tempo no mês de Abril

Goiás, Tocantins, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso, Roraima, noroeste do Pará, nordeste do Amazonas devem ter chuvas abaixo da média para o período. Já na costa do Nordeste, Rondônia, sul e oeste do Amazonas, sul do Acre, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em partes do Paraná, as chuvas devem ter acumulados acima da média.

AdobeStock

Rogério Mauro Machado Alves/Embrapa

Tempo no mês de Maio

O tempo seco e as chuvas perdem força em quase todo o país, ficando abaixo da média para maio. A exceção são os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, costa do Nordeste e do Pará, e o estado do Amapá, onde devem ter acumulados significativos.

Tempo no mês de Junho

A probabilidade de chuvas fica escassa em todo o país, exceto no Amapá e no norte e nordeste do Pará. O tempo firme e seco deve ser a tendência do mês de junho, que é marcado também pela chegada oficial do inverno no dia 21. Também nesse mês são esperados períodos de frio mais intenso para a região Sul e Sudeste, assim como em Julho.

AdobeStock

AdobeStock

La Niña deve começar no segundo semestre

Segundo o último relatório do NOAA, a probabilidade da ocorrência do La Niña no próximo semestre de 2024 é maior que 80%. O fenômeno de resfriamento das águas do Oceano Pacífico deve começar em setembro e a intensidade prevista é de fraca a moderada.