Análise é de que boa parte dos recursos será para obras já em andamento e que questão ambiental emperra o ritmo das entregas.
"Muitas obras já estão em andamento e outras dependem de licenciamento ambiental" - Edeon Vaz/Movimento Pró-Logística de Mato Grosso.
"Estamos trabalhando para liberar o licenciamento da BR-158 e BR-242 (Mato Grosso), da BR-135 (Bahia) e da BR-242 (Tocantins)", ressaltou.
Arco Norte, com rodovias, ferrovias, hidrovias e portos no Norte e Nordeste escoou 51,5 milhões de toneladas de soja e milho em 2023.
Os Ministérios dos Transportes e de Portos e Aeroportos planejam investir bilhões em rodovias, ferrovias, terminais fluviais, hidrovias e portos, visando melhorar o escoamento da produção agrícola no futuro.
O licenciamento ambiental surge como um obstáculo para o avanço de obras essenciais para o escoamento da safra, com o setor pedindo maior agilidade nas liberações por parte do governo.