Getty Images
O caqui tem sua origem na Ásia, mas se adaptou ao clima temperado e tropical do Brasil
AdobeStock
O caqui é uma fruta doce e saborosa que tem conquistado o paladar de muitos brasileiros. Originária da China, foi levado ao Japão e outros países asiáticos. No Brasil, o caqui chegou durante a imigração japonesa, adaptando-se bem ao clima temperado e tropical.
AdobeStock
A fruta tem tamanho médio, variando entre 6 centímetros a 10 centímetros de diâmetro. A casca do caqui é fina e lisa, podendo apresentar diferentes cores como amarelo, vermelho e laranja. Rico em nutrientes, como vitaminas A, B1, B2 e E, cálcio, ferro, manganês e fibras.
Getty Images
Existem diversas variedades de caqui cultivadas ao redor do mundo, cada uma com suas particularidades de sabor, cor e textura. As variedades mais consumidas no Brasil são o chocolate, rama-forte, Fuyu e Taubaté.
O caqui chocolate tem casca alaranjada escura, assemelhando-se ao tom do chocolate. A polpa é firme, mais adstringente e menos doce. É ideal para ser consumido ao natural quando está bem maduro e também pode ser utilizado em receitas, como bolos e sorvetes.
AdobeStock
AdobeStock
O caqui rama-forte tem uma casca de cor vermelha intensa e polpa mole, suculenta e doce. É uma boa opção para consumo in natura, sendo uma fruta refrescante e saborosa. Boa opção para sucos, geleias e compotas. Sua safra geralmente ocorre entre março e abril.
O caqui Fuyu é reconhecido por sua forma achatada e coloração alaranjada. Sua polpa é firme, crocante e sabor adocicado. Como não apresenta taninos em quantidade significativa, seu sabor é doce mesmo quando não está maduro.
AdobeStock
iStock
O caqui Taubaté é bastante semelhante ao caqui Fuyu, com uma coloração alaranjada e polpa firme. Ele também não apresenta taninos em grande quantidade, o que o torna uma excelente escolha para ser consumido fresco. Também pode ser usado em receitas.
Exposição solar abundante e abrigado de ventos fortes. O solo deve ser bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. Para cada muda de caquizeiro, prepare o solo cavando uma cova com cerca de 60x60x60cm, removendo quaisquer pedras ou detritos.
AdobeStock
AdobeStock
O plantio do caqui é recomendado nos meses de inverno, entre junho e julho, ou no verão, entre dezembro e janeiro. Nos primeiros meses após o plantio, o caquizeiro precisa de regas frequentes. Após o período inicial, a frequência de rega pode ser reduzida.
O estaqueamento ajuda a mantê-lo seguro e evita que seja danificado por rajadas de vento. Alguns tipos requerem polinização cruzada, ou seja plantar duas ou mais variedades diferentes próximas umas das outras. A poda ajuda a estimular o crescimento equilibrado do caquizeiro. A colheita ocorre 200 dias após a floração, em geral.
AdobeStock