Existe pepino vermelho  de verdade?

Sim, existe! O pepino vermelho é um vegetal asiático raro que está começando a despertar interesse no Brasil. Com aparência de tomate, este fruto exótico tem sabor único e versátil.

AdobeStock

Origem asiática

O Coccinia grandis vem da Índia e Sudeste Asiático. Pertence à família das cucurbitáceas, mesma do pepino comum, abóboras e melões. É conhecido como pepino-doce ou pepino-mirim.

AdobeStock

Trepadeira vigorosa  e produtiva

AdobeStock

A planta é uma trepadeira com folhas lobadas que produz frutos pequenos. Começam verdes quando imaturos e se transformam em vermelho vibrante quando maduros. Crescimento vigoroso.

Sabor único e complexo

O sabor combina doce, ácido e adstringente, criando uma experiência gastronômica única. Quando maduro, apresenta uma textura macia e um aroma característico que surpreende o paladar.

AdobeStock

Pode ser usado em saladas frescas, conservas, refogados e até sucos. Funciona bem em pratos doces e salgados. As folhas jovens também são comestíveis e nutritivas.

Versatilidade na cozinha

AAdobeStock

Cultivo sustentável  é essencial

Use adubos orgânicos para enriquecer o solo naturalmente. Pratique rotação de culturas e controle biológico de pragas. Essas técnicas garantem produção saudável e ecológica.

AdobeStock

Sistema de irrigação eficiente garante crescimento saudável, especialmente durante períodos secos. Água na medida certa melhora qualidade dos frutos e produtividade da cultura.

AdobeStock

Irrigação adequada  é fundamental

Colheita no  momento certo

Colha quando os frutos estão com coloração vermelha intensa. Manuseie com cuidado e armazene adequadamente para preservar qualidade e prolongar vida útil do produto.

AdobeStock

*Conteúdo gerado com auxílio de Inteligência Artificial, revisado e editado pela Redação Agro Estadão