Doença Cisticercose: prevenção e tratamento

AdobeStock

Proteja seu rebanho e sua saúde: conheça os riscos, sintomas e medidas de prevenção da cisticercose.

O que é cisticercose?

É uma doença parasitária grave causada pelo verme Taenia solium, ou “solitária” quando ingerido em seu estágio larval (cisticerco). A infecção ocorre quando os ovos do parasita são ingeridos por meio de alimentos contaminados com fezes humanas.

iStock

Os principais sinais da doença em porcos incluem: crescimento de cisticercos (nódulos) nos músculos, tecidos e órgãos internos, resultando em lesões, inflamação, emagrecimento, fraqueza, dificuldade de locomoção e distúrbios neurológicos.

Sintomas em porcos

iStock

Os principais são a Neurocisticercose: quando as larvas do parasita afetam o cérebro; Cisticercose Muscular: quando as larvas se alojam nos músculos; Cisticercose Ocular que pode causar sintomas como visão turva, dores nos olhos, inflamação e até perda da visão.

ADobeStock

Sintomas em humanos

Há duas maneiras: Ingestão de ovos do parasita, presentes nas fezes de uma pessoa infectada, contaminando alimentos, água ou objetos. A segunda pelo contato direto com fezes infectadas. É uma doença grave e necessita tratamento individualizado.

Formas de transmissão

AdobeStock

AdobeStock

Medidas de prevenção em porcos

Prevenir a cisticercose em porcos requer: controle sanitário do rebanho, tratamento dos animais infectados, eliminação correta de carcaças e fezes, e educação sanitária dos trabalhadores rurais.

As medidas são: Boas práticas de higiene pessoal; Cozinhar os alimentos adequadamente; Beber água potável; Lavar bem frutas e legumes; Saneamento básico; Controle de infecções em porcos e evitar contato com fezes humanas.

Medidas de prevenção em humanos

AdobeStock

O diagnóstico é realizado por meio de exames de inspeção visual post-mortem dos tecidos musculares, órgãos internos, coração e diafragma. E exames laboratoriais como o teste de ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay) que podem detectar no sangue dos animais.

Diagnóstico em porcos

Aulo Coelho/Embrapa

O diagnóstico da cisticercose em humanos pode ser por meio de exames de imagem como: Tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM); Exames de sangue, como o ELISA; Exame de fezes e biópsia.

Diagnóstico em humanos

AdobeStock

O tratamento envolve uma combinação de medicamentos como o Albendazol e o Praziquantel para matar os parasitas e para controlar e gerenciar a dor, anti-inflamatórios e anticonvulsivantes. Em casos mais graves é necessário cirurgia.

AdobeStock

Tratamento