AdobeStock
O Brasil produziu 1,6 milhão de toneladas de limão em 2022, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O cultivo da fruta teve origem na Ásia, na península da Indochina, a partir do cruzamento da laranja com o cedrat, uma fruta cítrica.
Wenderson Araujo/Trilux
A fruta conquistou o paladar dos brasileiros, especialmente pela variedade Taiti, sendo um dos ingredientes principais da bebida caipirinha. Cada subclima do país apresenta condições para produzir uma variedade da fruta.
AdobeStock
Existem mais de 100 espécies de limões. As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e atua na prevenção de mais de 60 doenças. Os frutos se diferenciam em tamanho, sabor e cor da casca.
AdobeStock
É o tipo mais consumido no Brasil. O país é o segundo maior produtor do mundo. São Paulo é o estado responsável por 73% da produção. A fruta é cultivada desde o século passado na Califórnia, nos Estados Unidos, com sementes do Taiti, daí o seu nome.
AdobeStock
É resistente à seca e suporta estiagem de até 120 dias. A planta se desenvolve em terra com fácil drenagem e enriquecida com húmus de minhoca. A fruta é uma mistura de limão com tangerina, permitindo um equilíbrio entre acidez e açúcar, perfeito para temperos.
AdobeStock
Considerado o limão verdadeiro por ser a espécie mais antiga, tem o sabor mais ácido e é utilizado na culinária para doces, molhos e licores. A variedade se destaca pelo cheiro, mas oferece pouco sumo para suco.
Wenderson Araujo/Trilux
Essa espécie é menos comum no território brasileiro. A variedade é adaptada a climas mediterrâneo, equatorial, tropical e subtropical. O cultivo se desenvolve no estado do Ceará, nas cidades de Limoeiro do Norte, Russas, Tabuleiro do Norte, Jaguaribe e Penaforte.
AdobeStock