Conheça 8 fatos chave sobre a cafeicultura brasileira

Uma jornada fascinante pela planta que impulsionou o agronegócio brasileiro e conquistou o paladar mundial.

By: Fabiana Bertone

O rito e a história

O consumo de café é um rito global, mas poucos pensam no processo. A bebida como a conhecemos surgiu em 1480, mas há registros de cultivo da planta desde o ano 575.

Brasil na cafeicultura

O Brasil recebeu a primeira plantação em 1727 e, em 1860, já era o maior produtor global. A cultura influenciou a política e financiou experimentos de Santos Dumont, cujo pai era um "rei do café".

A cultura perene

O café é uma cultura perene, não morrendo após a colheita. Uma única planta pode dar frutos por até 25 anos. A produção plena é alcançada geralmente no quinto ano após o plantio.

Semente e grão

A semente de café e o grão torrado são o mesmo. Para o plantio, o fruto maduro (chamado cereja) é lavado, descascado e seco até ter entre 15% e 20% de umidade, ficando apto ao cultivo.

Preparo e adubação

Por ser perene, uma análise do solo é crucial para a boa qualidade dos frutos. Os melhores adubos para o plantio são potássio (K), magnésio (Mg) e enxofre (S), essenciais ao desenvolvimento.

Produtividade e custos

Cada hectare de plantação produz, em média, 50 sacas de grão. Estima-se que os custos operacionais da variedade Arábica alcancem os R$ 400 por saca, um investimento significativo.

A época de plantio

O plantio é indicado na primavera e no verão, idealmente de outubro a meados de dezembro. Isso evita que a árvore recém-plantada enfrente longos períodos de seca, favorecendo o crescimento.

Colheita e maturação

A colheita ocorre com a maturação fisiológica do fruto, que atinge entre 55% e 70% de umidade. No Brasil, isso acontece no período de seca, entre os meses de março ou abril e setembro.

Leia a matéria completa