AdobeStock
O Brasil produz mais de 700 mil toneladas do fruto por ano, além de ser o maior produtor mundial e o maior consumidor. Cerca de 75% da produção está concentrada no Nordeste.
AdobeStock
O maracujazeiro é uma planta trepadeira de fácil cultivo, que necessita de pleno sol e disponibilidade hídrica para se desenvolver. Em condições ideais, as plantas crescem até 6 metros por ano e geram frutos de seis a nove meses após o plantio.
Hugo Kern/Embrapa
Dois meses antes do plantio, o solo deve ser enriquecido com calcário. A calagem é necessária para corrigir a acidez da terra. A adubação deve acontecer de quatro em quatro meses, com 300 a 400 gramas do insumo por planta.
Liliane Bello/Embrapa
Elas são produzidas a partir das sementes. O produtor deve plantar em sulcos com 50 cm de profundidade. Após 50 dias da semeadura, as mudas devem ter entre 25 cm e 30 cm de altura, quando pode ocorrer o transplante.
Breno Lobato/Embrapa
É necessário um sistema de condução de espaldeira vertical. Os esticadores devem ter 15 cm de diâmetro e 3 cm de comprimento, e as estacas intermediárias, de 7 cm de diâmetro e 2 m de comprimento, devem ser fincadas a uma profundidade de 1 m, com 5 m de distância entre elas.
AdobeStock
A planta de maracujá necessita de 2,7 mil milímetros de chuva por ano, distribuídos pelos estágios de desenvolvimento. Caso o índice pluviométrico seja insuficiente, pode ser instalado um sistema de irrigação por microaspersão e gotejamento.
AdobeStock
O maracujazeiro precisa de poda a cada 15 dias para que cresça mais rapidamente. Quando a ponta da guia se aproxima do topo da espaldeira, deve ser cortada após a fixação no arame pelas gavinhas, com os dois ramos laterais conduzidos um para cada lado.
AdobeStock
A fruta do maracujá só aparece após a polinização, trabalho que é realizado pelas mamangavas, capazes de transferir o pólen entre os maracujazeiros. Na ausência do inseto, a polinização pode ser feita manualmente, logo após a abertura das flores.
AdobeStock
As lagartas são as principais pragas que acometem os maracujazeiros. Podem ocorrer também pulgões e nematoides. Os insetos são controlados com o uso de coentro, cebolinha e ramos com folhas de cravo-de-defunto, além da nutrição adequada das plantas.
AdobeStock
Quando as frutas começam a cair, está na hora da colheita. O maracujá deve ser colhido diretamente dos ramos, evitando que fiquem muito tempo no chão. A coleta deve ser feita de duas a três vezes por semana. Cada pé pode produzir até 2 quilogramas.
Fabiano Bastos/Embrapa