Dalízia Aguiar/Embrapa
AdobeStock
Capim-mombaça é o nome popular do Panicum maximum ou Megathyrsus maximus, uma planta com flor da família Poaceae. O capim-mombaça é de origem africana, mas foi levado para regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo, onde se disseminou rapidamente.
Dalízia Aguiar/Embrapa
AdobeStock
O capim-mombaça tem boa adaptação em quase todo o País, principalmente em áreas com bom regime de chuva e ausência de inverno rigoroso. A abrangência geográfica é maior nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Pará, Rondônia, Tocantins, Paraná, Minas Gerais e São Paulo.
A semeadura do capim-mombaça pode ser feita manualmente, a lanço ou por plantadeira, a uma profundidade de 2 a 4 centímetros. A semeadura deve ser realizada durante o período de chuvas, entre outubro e novembro.
AdobeStock
AdobeStock
Devido às suas características químicas, ajuda na recuperação de pastos e é recomendado na diversificação de pastagens. Ele é reconhecido como um adubo verde, que enriquece o solo com nitrogênio. Também é utilizado como pastagem para alimentação de bovinos. Tem alta digestibilidade e elevado teor de proteína bruta.