AdobeStock
O butiá é o fruto dos butiazeiros, formados em cachos. Hoje, são conhecidas 23 espécies de butiazeiros. No Brasil, são encontradas 20 espécies nativas, sendo dez endêmicas, ou seja, que existem de forma natural apenas no país.
Dulce Mazer/Embrapa
A trajetória das variedades de butiazais começa há mais de 15 milhões de anos com a formação da Cordilheira dos Andes. É uma espécie ancestral da palmeira-do-chile que acabou se isolando nas partes sul e sudeste da América do Sul.
AdobeStock
O consumo do butiá é comum no Sul do Brasil. O fruto é aproveitado na produção de sucos, geleias, doces, sorvetes, iogurtes, picolés, chutneys e também para comer in natura. Outro uso é como aromatizante de cachaças.
AdobeStock
AdobeStock
O butiazeiro é adaptado ao clima temperado, ou seja, é resistente a baixas temperaturas, inclusive a geadas, e suporta picos de calor. Por isso, as variedades dessa palmeira permitem a utilização ornamental.
“Eles fornecem abrigo e alimentação para a fauna e flora nativas”, exemplifica Gustavo Heiden ,pesquisador da Embrapa. Clima Temperado. “Existem algumas espécies de plantas, como orquídeas e bromélias, que crescem nos troncos dos butiazeiros”, complementa Heiden.
AdobeStock
Segundo Gustavo Heiden, “a maior parte da produção vem da exploração extrativista das populações naturais dos butiazais”. A procura pelo fruto tem aumentado devido à demanda pelo suco, mas, mesmo assim, as empresas recorrem aos produtores familiares.
AdobeStock
Alguns benefícios nutricionais do butiá listados pelo pesquisador são: é rico em vitamina C; tem grande quantidade de potássio; presença de compostos bioativos, como antioxidantes. Além disso, alguns estudos da Embrapa apontam que a fruta ajuda no controle da glicemia.
AdobeStock
Grandes ou anões, os butiazeiros têm portes e locais diferentes de surgimento. Butia lallemantii Deble & Marchiori (butiá anão) – mais comum no Bioma Pampa; Butia odorata – ocorre no pampa gaúcho e uruguaio; Butia capitata – ocorre em Minas Gerais e Bahia.
AdobeStock
Escolha a espécie mais adaptada à região onde vive. Há duas formas de começar: com uma muda ou com a plantação direta das sementes (do coquinho). O plantio e manejo também não requerem muitos cuidados.
AdobeStock