A raça de galinha campeã de postura que está dominando as granjas brasileiras
Conheça as principais raças de galinhas poedeiras e aprenda técnicas de manejo que aumentam a produtividade e a qualidade dos ovos.
By: Fabiana Bertone
Diversidade para o produtor
As galinhas poedeiras, ou de postura, são criadas para a produção de ovos. As raças, técnicas e manejo diferem das granjas de corte, oferecendo diversas opções.
Raças: produtividade e qualidade
Produtores encontram raças mais produtivas, outras com ovos de qualidade superior, e algumas mais rústicas, reduzindo custos de produção. Escolha a ideal para sua estratégia.
Rhode island red: resistente e produtiva
De origem americana, esta raça é resistente e adaptável a diferentes criações. Produz até 300 ovos marrons grandes por ano. Também utilizada para carne.
Isa brown: alta produtividade francesa
Originária da França, a Isa Brown adapta-se a diversos climas. Com porte pequeno e plumagem vermelho-escura, produz mais de 300 ovos marrons grandes anualmente.
Leghorn: eficiênciana produção de ovos brancos
De origem italiana, a Leghorn é de porte médio e plumagem branca. Produz entre 280 e 320 ovos brancos grandes por ano, com ótima conversão alimentar.
Sussex: dupla aptidão britânica
Britânica, a Sussex possui dupla aptidão (ovos e carne) e boa resistência a doenças. Produz entre 180 e 200 ovos marrons claros médios por ano. Fácil manejo.
Galinha caipira: valorização no Brasil
Comum no Brasil e adaptada ao clima, a galinha caipira tem plumagem preta. Embora produza cerca de 180 ovos anuais, seus ovos e carne têm maior valor de mercado.
Nutrição: a base da produção de ovos
A alimentação das poedeiras varia com a fase da vida. Baseada em milho, farelos e suplementos, a ração deve ser estocada corretamente. Água de qualidade é crucial.