Especialistas apontam que o seguro só vai melhorar com mais dinheiro para subvenção; R$ 3 bi seria o ideal.
Adobestock
AdobeStock
Apenas 15% das áreas plantadas contaram com seguro rural em 2023. Especialistas e agricultores apontam o alto custo das apólices como principal barreira para uma maior adesão ao seguro.
Wenderson Araujo/Trilux/CNA
“Com adversidades climáticas e falta de recursos na subvenção, o prêmio do seguro ficou mais caro. E mais a margem apertada, devido aos valores de mercado, fizeram com que o produtor sacrificasse o seguro rural”, afirma Guilherme Rios.
Crédito: Cláudia Vieira Godoy
“Precisamos aumentar o recurso da subvenção para que mais agricultores sejam amparados pelo seguro. E distribuí-lo pelas regiões do país, de acordo com o período de cultivo e tipo de problema que afeta cada cultura”, analisou Joaquim Neto.
AdobeStock
Especialistas e entidades do setor agrícola defendem um aumento substancial nos recursos destinados à subvenção do seguro rural, para ampliar a cobertura e proteger efetivamente os produtores.
AdobeStock
São Paulo e Paraná implementaram programas estaduais para incentivar a contratação do seguro rural, uma medida que pode servir de exemplo para outros estados brasileiros.