Summit Agro

Calcário agrícola: vantagens, tipos e como deve ser usado

A calagem (uso de calcário agrícola na plantação) pode aumentar a produtividade do plantio e ainda fornecer mais nutrientes à colheita

A aplicação de calcário agrícola é uma técnica fundamental na agricultura moderna, utilizada para corrigir a acidez do solo e otimizar as condições para o desenvolvimento das plantas.

Essa prática, conhecida como calagem, é amplamente difundida e recomendada para melhorar a produtividade das culturas agrícolas, especialmente em regiões com solos naturalmente ácidos, como o Cerrado brasileiro.

A correção da acidez é crucial, pois influencia diretamente na disponibilidade de nutrientes essenciais para as plantas.

O que é calcário e quais são os tipos?

O calcário agrícola é uma rocha sedimentar, composta majoritariamente por carbonato de cálcio (CaCO3) e, em menor proporção, carbonato de magnésio (MgCO3). Sua classificação varia de acordo com a concentração desses elementos. Os quatro tipos principais utilizados na agricultura são:

Qual é a importância e as vantagens da calagem?

O uso de calcário agrícola é especialmente importante em solos ácidos, devolvendo os nutrientes necessários e favorecendo o plantio (Fonte: Embrapa/Reprodução).

Em solos ácidos, comuns em diversas regiões do Brasil, a disponibilidade de nutrientes essenciais, como fósforo, potássio e cálcio, é reduzida. Além disso, a acidez elevada favorece a solubilização de elementos tóxicos para as plantas, como o alumínio.

A calagem, por meio da aplicação de calcário agrícola, neutraliza a acidez, elevando o pH do solo e corrigindo esses problemas.

As principais vantagens da calagem são:

Calcário no solo: como usar?

A escolha do método de aplicação do calcário agrícola vai depender da análise do solo e das prioridades do agricultor. (Fonte: Embrapa/Reprodução)

A aplicação de calcário deve ser baseada na análise química do solo, que determina o pH, a necessidade de calagem e a quantidade ideal a ser aplicada. Essa análise deve ser realizada antes do plantio, preferencialmente durante o período de entressafra.

A aplicação do calcário é recomendada cerca de 3 meses antes do plantio, para que haja tempo suficiente para sua reação no solo. Em regiões com pouca chuva, pode ser necessário antecipar a aplicação para garantir a reação do calcário com a umidade do solo.

Existem dois métodos principais de aplicação:

A escolha do método de aplicação depende das características do solo, do sistema de cultivo e dos objetivos do agricultor. Um bom planejamento agrícola é fundamental para otimizar a utilização do calcário e obter os melhores resultados.

_____

Quer saber mais? Clique aqui e assista a vídeos práticos e rápidos, que trazem a opinião e a explicação dos nossos parceiros especialistas em agronegócio.