Inovação

Embrapa apresenta cebola precoce e resistente a altas temperaturas

BRS Belatriz tem alta produtividade, uniformidade de bulbos e resistência a doenças que afetam lavouras em clima quente e úmido

Um novo híbrido de cebola com plantio recomendado para o período do verão será lançado pela Embrapa na 30ª Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec), que será realizada de 25 a 27 de junho, no Parque da Expoflora, em Holambra (SP). Desenvolvida pelo programa de melhoramento genético da Embrapa Hortaliças, em Brasília (DF), a cultivar BRS Belatriz é uma cebola amarela precoce para consumo fresco.

O plantio de cebola no período do verão, com temperaturas elevadas e chuvas frequentes, é um desafio para os produtores devido à maior incidência de doenças e da bulbificação precoce que dificultam o alcance de altas produtividades. Para a Embrapa, a cebola Belatriz é uma opção que associa resistência a doenças com estabilidade de produção e alta adaptação a condições como essas.

De acordo o pesquisador Valter Oliveira, da estatal, a nova cultivar é indicada especialmente para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, dois importantes polos produtores de cebola do país, com plantio entre dezembro e janeiro. “A cebola BRS Belatriz concilia alta produtividade de bulbos com padrão comercial, com uniformidade de maturação, e resistência”, afirmou o especialista no comunicado emitido pela estatal. 

Outra vantagem da cultivar é a boa resistência a doenças comuns no verão, como antracnose, mancha-púrpura e queima-das-folhas. “Com todas essas características, a nova cultivar de cebola da Embrapa permite abastecer o mercado justamente na entressafra, quando os preços são mais vantajosos para o produtor rural”, complementou a estatal.

Hortitec 2025 

A Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas (Hortitec) chega à sua 30ª edição. Com mais de 500 expositores, a expectativa da organização é receber 32 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 600 milhões.