Tutor do búfalo conta que ele era o mais bravo do grupo, mas hoje é o mais manso e adora um carinho
Pisar nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi o passeio mais recente de Diferentão – o búfalo mineiro que está conquistando a internet. O animal de quatro anos e que pesa 1,030 tonelada, não se intimida com a proximidade das pessoas que querem tirar fotos e gravar vídeos.
O tutor do Diferentão, o mineiro Rômulo Cavalcante, conta que ele curte música. “Tinha um som em Copacabana, ele ouviu a música e foi na direção. ‘Opa, deve ter alguma coisa legal pra mim’ ele pensou. Já vinculou música com carinho e comida”, conta Cavalcante ao Agro Estadão.
Cavalcante diz que começou a fazer passeios com o animal perto da cidade deles, São José do Jacuri, no norte de Minas Gerais, ainda no ano passado. Ele também passeou pelo centro da capital Belo Horizonte, onde atraiu curiosos – é claro. As experiências são compartilhadas no perfil pessoal. (@romulodiferentao)
Enquanto conversava com a reportagem do Agro Estadão, o tutor e o Diferentão estavam na estrada, a caminho do Rodeio Internacional de Barretos, em São Paulo. Mas antes, o búfalo viajante vai dar um passeio em Campinas e, no fim de semana, a parada promete ser na Avenida Paulista, no centro da capital de São Paulo.
E para cada destino, Cavalcante conta que providencia os documentos necessários, como a GTA, a Guia de Trânsito de Animais emitida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. O Agro Estadão pediu uma nota para a Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro (SEOP), mas a resposta não chegou até a publicação da reportagem.
Os búfalos são conhecidos pela docilidade e, ao mesmo tempo, rusticidade. Mas antes dessa mansidão demonstrada nos vídeos, o Diferentão precisou ser domado.
“Meu pai comprou quatro búfalos para fazer uma junta (carro de búfalo). Eu amansei os quatro. Mas o Diferentão era o mais bravo, o mais arisco e o último a ser montado. Mas ficou o mais manso de todos”, lembra.
Com isso, os outros três animais foram vendidos e o Diferentão ficou. Acabou se tornando um amigo e companheiro de aventuras. Mas o que o Diferentão come durante as viagens? A alimentação diária é garantida com cerca de 30 kg de silagem e a hidratação, com 30 litros de água por dia.
E onde o Diferentão faz as necessidades? Tudo organizado, segundo Cavalcante. “Só na carretinha em que ele viaja – já é o lavabo dele”, brinca.
No vídeo abaixo, está um pouco da passagem do búfalo viajante pela praia carioca. O relato no vídeo mostra que ele não gostou muito da água, mas passeou tranquilamente.