Com investimento de R$ 3 bilhões, novo terminal terá três berços de atracação e deve começar a operar em 2030
A Coamo, uma das maiores cooperativas agrícolas do Brasil, anunciou um investimento de R$ 3 bilhões para construção de um oitavo porto em Santa Catarina. Os recursos serão investidos no espaço de 43 hectares que contará com três berços de atracação, com previsão de movimentar 11 milhões de toneladas por ano. A intenção é começar a operar o terminal em Itapoá (SC) no começo de 2030.
Atualmente, a cooperativa paranaense que tem 32 mil cooperados já opera no Porto de Paranaguá (PR). Por lá, por meio de dois terminais são escoados, anualmente, quase 5 milhões de toneladas de grãos como soja, milho e trigo.
O presidente da Coamo, Airton Galinari, destacou que o ambiente de negócios de Santa Catarina foi fundamental para a escolha do local para a instalação do novo terminal que vai contar com terminais de GLP (gás liquefeito de petróleo), granéis, líquidos combustíveis e fertilizantes.
“É um projeto que nós estamos trabalhando já há quase 10 anos. E os projetos que estão em andamento em SC de duplicação das rodovias já daria essa malha de atendimento, que é fundamental para que a gente possa ter esse escoamento, já que esse terminal pode movimentar até mil caminhões por dia. Então isso nos motiva realmente a escolher Itapoá para esse grande investimento”, explicou o dirigente da Coamo.
Durante as obras, a expectativa é de gerar cerca de 2 mil empregos. Após a inauguração, o porto deve criar outras mil vagas permanentes na operação.