País asiático é o 14º maior destino dos produtos agropecuários brasileiros, com exportações de US$ 2 bilhões nos nove primeiros meses deste ano
O Brasil vai exportar derivados de ossos para produção de gelatina na Índia. A nova abertura de mercado foi anunciada nesta terça-feira, 12, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O acordo entre os dois países foi celebrado em ato de assinatura do Certificado Zoosanitário Internacional (CZI).
Desde 2023, outros cinco produtos brasileiros ganharam acesso ao mercado indiano: açaí em pó, suco de açaí, pescado de cultivo (aquicultura), pescado de captura (pesca extrativa) e frutos de abacate.
Atualmente, a Índia é o 14º maior destino das exportações de produtos agropecuários do Brasil. Nos nove primeiros meses deste ano, os negócios somaram US$ 2 bilhões. Óleo de soja e açúcar foram os principais produtos comercializados.
Com o anúncio, o Brasil conquista a 196ª abertura de mercado neste ano, totalizando 274 em 61 países desde o início de 2023.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.