Economia

Brasil registra 20 novas aberturas de mercados em 2025 com liberações da Arábia Saudita e Turquia

Sauditas aprovaram a entrada de peixes ornamentais enquanto os turcos autorizaram a compra de hemoderivados e produtos lácteos não destinados ao consumo humano

O governo brasileiro anunciou que o país chegou a 20 novos mercados abertos em 2025. As mais recentes são para Arábia Saudita e Turquia, segundo nota conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e do Ministério de Relações Exteriores (MRE) divulgada nesta sexta-feira, 31.

A Arábia Saudita aprovou a importação de peixes ornamentais vindos do Brasil que tenham o Certificado Veterinário Internacional (CVI) emitido pelo Mapa. O país do Oriente Médio comprou US$ 2,7 bilhões em produtos agropecuários brasileiros no ano passado, com destaque para carnes, complexo sucroalcooleiro, cereais, farinhas e preparações além do complexo soja. 

Os turcos autorizaram a entrada de hemoderivados e produtos lácteos não destinados ao consumo humano produzidos no Brasil. Em 2024, as exportações do agronegócio para a Turquia somaram US$ 3,1 bilhões. O complexo soja, fibras e produtos têxteis, café, carnes, produtos florestais e animais vivos, com exceção de pescados, foram as principais compras do país euroasiático.