X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Soja e milho: preços voltam a subir no Brasil

1 minuto de leitura

27/05/2024 | 11:14

Por: Sabrina Nascimento

Enquanto a oferta de milho segue restrita devido ao clima adverso, a soja se valoriza nos principais portos de exportação com fatores externos

A colheita da segunda safra de milho começou a acelerar em algumas regiões, especialmente em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. No entanto, pesquisadores do Cepea indicam que a oferta do cereal no mercado spot nacional, de venda à vista, permanece restrita aos produtores.

Por sua vez, os agricultores estão atentos aos possíveis impactos do clima quente e seco na produção. Segundo vendedores consultados pelo Cepea, caso as próximas estimativas oficiais apontem revisões negativas na colheita nacional, a demanda pode aumentar, já que os estoques podem diminuir.

Atualmente, os compradores estão monitorando o mercado e “priorizando o consumo de estoques”, aguardando que o avanço da colheita possa levar a uma desvalorização do milho, permitindo a aquisição de novos lotes a preços mais baixos.

Soja nos maiores patamares do ano

Os preços da soja no mercado brasileiro subiram na última semana, impulsionados pela valorização das cotações na bolsa de Chicago, pelo aumento dos prêmios de exportação e pela taxa cambial. 

Levantamento do Cepea mostra que os valores de negociação da soja em grão nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), principais canais de exportação da oleaginosa no Brasil, voltaram aos maiores patamares do ano. 

Somente na base Paranaguá, do indicador do Cepea Esalq/BM&FBovespa, a valorização mensal da soja é de 8,26%, com a saca de 60kg sendo negociada a R$ 139,71. 

Categorias: Cotações

Matérias relacionadas