Aumento da oferta contribui para o resultado; produção cresceu 9% nos últimos três meses
A diferença entre os preços dos ovos tipo extra brancos e vermelhos negociados em Bastos, interior de São Paulo, vem diminuindo pelo quarto mês consecutivo. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), são os menores patamares desde janeiro deste ano.
Conforme dados do Cepea, na última sexta-feira, 16, a caixa com 30 dúzias do branco foi negociada na região a R$ 128,45, enquanto a caixa do vermelho foi cotada, em média, a R$ 150,74.
Segundo pesquisadores, esse menor distanciamento reflete o aumento da oferta desses produtos nos últimos meses. Com a maior disponibilidade, compradores se mostram resistentes em pagar valores superiores pelo ovo vermelho, geralmente mais caro que o branco.
Quanto à produção, dados preliminares divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados e analisados pelo Cepea, mostram que o volume alcançou 1,15 bilhão de dúzias de ovos de galinha no segundo trimestre de 2024. Essa quantidade é 9,1% maior que a produção do mesmo período de 2023 e 5% acima do registrado no primeiro trimestre deste ano.
Siga o Agro Estadão no Google News e fique bem informado sobre as notícias do campo.