Poder de compra do consumidor e dia das mães impulsionam valores no atacado da Grande São Paulo; receita das exportações registra recorde em abril
Os preços do frango abatido iniciaram o mês de maio com valorização no mercado atacadista da Grande São Paulo, conforme apontam dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
A elevação, segundo colaboradores do Cepea, reflete o “aumento do poder de compra do consumidor brasileiro, impulsionado pelo pagamento de salários, e à proximidade do Dia das Mães — data em que tradicionalmente estimula as vendas no setor”.
No cenário externo, o volume de embarques de carne de frango do Brasil se manteve estável entre março e abril. Contudo, a receita em Reais alcançada pelos exportadores atingiu o patamar mais alto para o mês desde o início da série histórica da Secex, em 1997.
Pesquisadores do Cepea atribuem esse desempenho financeiro expressivo à valorização do dólar frente ao Real e ao aumento no preço médio dos produtos exportados.
O mercado brasileiro de carne de frango apresentou dinâmicas distintas ao longo do mês de abril. Nas praças do estado de São Paulo, o volume de vendas se manteve aquecido, o que proporcionou sustentação aos preços da proteína.
Em contrapartida, nas regiões do Sul do país, a menor liquidez observada no período resultou em um movimento de queda nos valores do frango.