X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Dólar segura preços da soja e avanço na colheita do milho diminui ritmo dos negócios

1 minuto de leitura

10/06/2024 | 10:51

Por: Da Redação

Comercialização dos grãos está mais lenta, segundo levantamento do Cepea; dólar afeta preços da soja e clima influencia no milho

Os preços do milho caíram na última semana na maior parte das regiões acompanhadas pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). Esse movimento se deve ao ritmo avançado da colheita. Mas de modo geral, as negociações estão lentas no spot – à vista. 

De acordo com os pesquisadores, uma parcela de produtores está receosa quanto aos impactos do clima e, por isso, está limitando a oferta. Mesmo assim, muitos agricultores já começaram a aumentar o volume disponibilizado. 

Do lado da demanda, consumidores recebem lotes negociados antecipadamente ou priorizam a utilização dos estoques, adquirindo poucos lotes no spot, à espera de novas desvalorizações.

Valorização do dólar segura preços da soja

Os preços da soja seguiram firmes no mercado doméstico. Segundo os pesquisadores do Cepea, o suporte veio da valorização de 1% do dólar frente ao Real e da elevação dos prêmios de exportação.

De modo geral, os negócios estão lentos, porque enquanto vendedores seguem retraídos esperando cotações maiores, compradores acreditam que os preços externos serão repassados ao Brasil. 

Segundo o Cepea, agentes estiveram atentos aos possíveis impactos para os preços e comercialização da Medida Provisória que promove restrições ao ressarcimento do PIS e Cofins.

O Cepea chama a atenção às exportações de soja, que reduziram em maio. Foram embarcadas 13,45 milhões de toneladas, um volume 8,4% menor que o de abril e 13,7% inferior ao de maio de 2023. Os dados são da Secex.

Categorias: Cotações

Matérias relacionadas