X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Clima, guerra e juros interferem no mercado agropecuário brasileiro, aponta relatório

1 minuto de leitura

07/02/2024 | 15:13

Por: Letícia Luvison | leticia.flores@estadao.com

O ano de 2024 promete ser desafiador para o setor agropecuário nas questões climáticas, políticas e econômicas

O ano de 2024 promete ser desafiador para o setor agropecuário, segundo o Painel de Conjuntura do FGV Agro de fevereiro. O documento aponta questões climáticas, políticas e econômicas com potencial de influenciar o preço das commodities no mercado global.

Os desafios climáticos estão diretamente relacionados ao fenômeno do El Niño. As previsões indicam escassez hídrica e temperaturas acima de média em uma fração significativa das lavouras e pastagens brasileiras, notadamente na região centro-norte do país. Como consequência, claramente haverá redução da produtividade de diversas culturas, atrasos e replantios com os consequentes impactos, seja nos custos, no calendário de comercialização (no caso, atraso acima de média) e descasamento na estrutura logística.

Segundo Felippe Serigati, pesquisador do FGV Agro, os conflitos entre Rússia e Ucrânia, Israel e Hamas, além dos atritos envolvendo China e o Ocidente e as instabilidades no Oriente Médio, ainda trazem riscos políticos, que refletem no cenário. “Naturalmente, esses choques influenciam os mercados de commodities e de ativos financeiros e desembarcam nos mercados agropecuários principalmente na forma de maior volatilidade”, afirma. 

Por fim, com a inflação desacelerando mais rapidamente que os juros, a taxa de juros real, especialmente nos Estados Unidos, deve se manter em patamares elevados. “Isso faz com que, naturalmente, os recursos migrem para os títulos americanos em detrimento dos ativos atrelados às commodities, que estão registrando, consequentemente, queda em suas cotações”, alerta Serigati. 

Abaixo, veja a análise para cada uma das principais culturas.

Fonte: FGV Agro – FEVEREIRO DE 2024

Categorias: Cotações

Matérias relacionadas