Medida inclui até as autorizações já concedidas para queima da palha da cana, manejo agrícola ou controle de pragas
Diante da estiagem prolongada em São Paulo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) suspendeu, por 30 dias, a partir desta quinta-feira, 28, todas as autorizações de queima controlada no Estado.
A medida inclui a palha da cana-de-açúcar, além das queimas agrícolas e para controle de pragas. Só as chamadas queimas prescritas, usadas no combate a incêndios florestais ou mediante solicitação da Secretaria da Agricultura, serão autorizadas.
Segundo o diretor de Controle e Licenciamento da Cetesb, Adriano Queiroz, a medida é preventiva. “Mais uma vez adotamos a suspensão como medida preventiva para atravessar o período crítico de estiagem. Nosso objetivo é reduzir os riscos de incêndios florestais e preservar a qualidade do ar, em linha com o histórico recente e a experiência de anos anteriores”, disse em nota emitida pelo órgão.
Desde julho, a queima da palha da cana estava restrita aos dias em que a umidade relativa do ar estivesse acima de 40% e fora do período entre 11 e 15 horas – faixa de horário do dia em que há mais risco de propagação do fogo é maior. Agora, até mesmo essas liberações ficam suspensas.
Apesar de ainda permitida em situações específicas no Estado, a prática de queima da palha de cana-de-açúcar teve redução de 99% no Estado, informa a Cetesb.