X
AJUDA AO RS

Entidades do agronegócio fazem campanhas para ajudar o povo gaúcho. Saiba como participar!

Milho 2ª safra: Déficit hídrico reduz qualidade das lavouras do Paraná

1 minuto de leitura

14/05/2024 | 13:27

Por: Da Redação

Na região norte do Paraná, alguns municípios estão há quase 30 dias sem chuva e sob calor excessivo

O índice de lavouras da segunda safra de milho do Paraná em boas condições caiu de 64% para 57% em uma semana. Os dados são do boletim semanal divulgado nesta terça-feira, 14, pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Estado. Os técnicos ainda classificam 29% da área em média condição e 14% em ruim.  

De acordo com o levantamento, 13% das lavouras da segunda safra do grão estão em fase de floração, 70% em frutificação e 16% em maturação. 

Sem chuvas há quase um mês

A preocupação com o déficit hídrico é presente no norte, noroeste e parte do oeste e centro-oeste do estado. Em diversos municípios, não há registro de chuvas há quase 30 dias. 

“Considerando que boa parte das áreas cultivadas está em fase de floração e enchimento de grãos, o déficit hídrico está diminuindo o potencial produtivo da cultura”, alerta o Deral em nota. 

Sudeste e Sul do PR

O tempo seco no sul do estado contribuiu para o avanço das colheitas da soja e do milho 1ª safra, praticamente, finalizadas. A baixa umidade também ajuda na colheita do tomate e do feijão 2ª safra, que teve um avanço significativo devido à baixa umidade, com áreas colhidas em geral com melhor qualidade que na semana anterior. 

Já no sudeste do Paraná, depois de uma semana mais seca, onde os produtores aproveitaram para acelerar a colheita do feijão 2ª safra, as chuvas voltaram à região. 

Categorias: Clima

Matérias relacionadas