Previsão é de que haja investimento de R$ 36 bilhões; um dos lotes de concessão envolve eixo de ligação ao Porto de Paranaguá
O governo federal e o governo do Estado do Paraná assinaram contratos de concessão de dois lotes que totalizam 1.231 quilômetros de rodovias paranaenses federais e estaduais. Segundo o Ministério dos Transportes, a estimativa é de que sejam investidos R$ 36 bilhões.
O lote 3 abarca um importante eixo de ligação do norte do estado ao Porto de Paranaguá, uma das principais rotas de escoamento de soja e outros produtos agropecuários brasileiros. Esse lote corresponde às BRs 369, 373, 376 além de rodovias estaduais 170, 323, 445 e 090. São 569 quilômetros que passam para a responsabilidade da CCR S.A.m que terá que fazer obras como duplicação de vias e sistemas de controle de tráfego.
O lote 6 corresponde a 662 quilômetros e terá R$ 20 bilhões de investimento. A concessão foi passada para a EPR e abrange trechos das BRs 163, 277, 469 e das estaduais 158, 180, 182, 280 e 483. Parte dessas vias liga o litoral à fronteira paranaense com Paraguai e Argentina.
Em setembro, o Ministério dos Transportes prevê a realização do leilão dos dois últimos lotes de rodovias do Paraná: os lotes 4 e 5. Os lotes 1 e 2 já foram leiloados e serão operados pelo Grupo Pátria e por um consórcio administrado pela EPR, respectivamente.
“Esses seis lotes que nós fizemos, junto com o nosso time e com o time do Ministério dos Transportes, fez com que a gente criasse o maior pacote de concessão rodoviária da América Latina. São 3.300 quilômetros de rodovias concedidas, 1.800 quilômetros de rodovias duplicadas e mais de mil pontes e viadutos”, disse o governador do Paraná, Ratinho Junior, na cerimônia de assinatura realizada nesta segunda-feira, 28, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF).