AGRISHOW 2025

Yara aposta em adubação de base e lança novo fertilizante 

Produto, apresentado da Agrishow, visa menor impacto ambiental em culturas de cana, café, soja, milho e citros

Na 30ª edição da Agrishow, a multinacional norueguesa Yara, uma das líderes globais em nutrição de plantas, apresentou um novo fertilizante que promete mais eficiência operacional e menor impacto ambiental na adubação de base. 

Batizado de YaraBasa Turbo, o produto reúne oito nutrientes no mesmo grânulo, para garantir aplicação mais uniforme e reduzir perdas por segregação. “Como cada partícula contém a dose completa de nutrientes, a aplicação se torna mais uniforme, facilitando a nutrição equilibrada da planta”, conforme explicou ao Agro Estadão o gerente comercial da Yara Brasil, Victor Borges. 

Segundo Borges, o fertilizante foi desenvolvido para atender as principais culturas brasileiras: soja, milho, café, citros e cana. “Ele tem foco em plantio, por isso é rico em fósforo, mas pode ser usado em diferentes sistemas, como soja, cana, citros e milho. É um produto de alta tecnologia, com fontes solúveis que tornam os nutrientes mais disponíveis para a planta”, explica.

A composição inclui três tipos de nitrogênio, além de fósforo, potássio, cálcio, enxofre e micronutrientes como boro, zinco e manganês — este último em quantidade quatro vezes superior à de produtos similares, segundo a empresa. A formulação também se destaca pelo uso de matéria-prima de alta capacidade de dissolução e pela possibilidade de reduzir a quantidade de adubo aplicada por hectare, sem comprometer o rendimento da lavoura. 

Gerente comercial da Yara Brasil, Victor Borges, explica que cada grânulo do YaraBasa Turbo reúne oito nutrientes. Foto: Édson Luiz

Embora a Yara tenha unidades no Brasil e no exterior, a companhia não informou onde exatamente o novo fertilizante está sendo produzido. Borges diz que a formulação segue o padrão de qualidade da linha YaraBasa, já consolidada no mercado, e que o lançamento é resultado do trabalho realizado no centro de pesquisa da empresa em Sumaré (SP), que hoje conduz mais de 150 estudos pelo país.

Por ser a primeira safra do novo produto, ainda não há dados consolidados sobre os resultados em campo, mas, segundo Borges, o histórico da linha oferece segurança. “Tudo o que lançamos é previamente testado. Vamos acompanhar de perto os primeiros resultados do Turbo ao longo desta safra”, afirma.

Sustentabilidade em pauta

O YaraBasa Turbo é um dos pilares da estratégia da companhia norueguesa para reduzir a pegada de carbono das lavouras. “Hoje, a sustentabilidade não é mais uma opção, mas uma necessidade. E o uso de fertilizantes mais eficientes, com formulações que otimizam o uso de insumos, faz parte disso”, diz Borges. Segundo ele, a expectativa é que a nova formulação contribua para ganhos não apenas de produtividade, mas também ambientais.

Além do Turbo, a empresa também destacou, durante a Agrishow 2025, o Yara Amplix Biotrac, produto foliar com extrato de algas e matriz orgânica, voltado ao alívio de estresses nas plantas. Lançado em safras anteriores, ele voltou ao centro das atenções da companhia durante o evento, como parte do portfólio voltado à agricultura regenerativa.

*Jornalista viajou a convite da CDI Comunicação