Foto: Adobe Stock

Você pode comer a flor dessa palmeira sem medo

Descubra como consumir as flores da palmeira yuca-elefante. Rico em nutrientes, sabor delicado e múltiplas formas de preparo culinário.

By: Redação Agro Estadão
Foto: Adobe Stock

Palmeira ornamental com tronco de elefante

A Yucca elephantipes possui tronco grosso e robusto que lembra o pé de um elefante, daí seu nome popular. É uma palmeira ornamental versátil.

Foto: Adobe Stock

Flores comestíveis ricas em nutrientes

As flores contêm carboidratos complexos, fibras, antioxidantes, potássio, magnésio e cálcio. Fornecem energia gradual e protegem as células.

Foto: Adobe Stock

Benefícios para a saúde digestiva

Rica em fibras, a flor promove o funcionamento intestinal saudável. Os carboidratos complexos fornecem energia sustentada ao longo do dia.

Foto: Adobe Stock

Antioxidantes que protegem o coração

Flavonoides e compostos fenólicos nas flores combatem radicais livres e protegem células. Auxiliam na saúde cardiovascular e previnem doenças.

Foto: Adobe Stock

Preparo básico das flores

Remova pistilo e estames cuidadosamente, lave em água corrente fria. As flores têm sabor vegetal delicado, similar à alcachofra, e absorvem temperos.

Foto: Adobe Stock

Flores fritas: crocantes e saborosas

Empane as flores e frite até ficarem crocantes por fora e macias por dentro. Resultado similar à alcachofra frita, perfeito como aperitivo.

Foto: Adobe Stock

Versáteis em pratos salgados

Use refogadas em recheios de tortas, panquecas, omeletes ou saladas. Adicione em sopas para textura extra, como a tradicional sopa de izote.

Foto: Adobe Stock

Cultive e consuma essa iguaria natural

A palmeira yuca-elefante é fácil de cultivar e suas flores oferecem nutrição única. Experimente essa delicadeza em sua cozinha sustentável!

Leia a matéria completa