As verminoses impactam a saúde e a produtividade dos animais, e também podem atingir seres humanos.
AdobeStock
Verminose é o termo atribuído a doenças causadas por vermes e parasitas. Elas são uma grande preocupação para produtores rurais, já que podem afetar seres humanos e também animais de grande porte.
Reprodução
AdobeStock
Uma das principais preocupações para produtores rurais são as verminoses em bovinos e em outros animais de grande porte. Segundo a Embrapa, as verminoses bovinas podem causar perda de 20% a 30% na produção de leite e de carne.
AdobeStock
A infecção por parasitas ocorre pela absorção de água ou de alimentos que entraram em contato com fezes de outros animais contaminados. Os parasitas podem ser de diferentes classes, e cada doença tem efeitos diferentes.
Entre os prejuízos causados a animais de grande porte estão a perda de peso, hemorragias, anemia, diarreia, desvio de nutrientes e lesões na parede do intestino. Outros sinais incluem pelos eriçados, abdômen volumoso, presença de sangue nas fezes e hábitos como consumo de terra e madeira.
AdobeStock
Nos rebanhos bovinos, as verminoses mais comuns são as causadas por parasitas como os Haemonchus sp (verme gastrointestinal) e Dictyocaulus viviparus (parasita pulmonar). O gado leiteiro é suscetível a estefanofilariose (úlcera da lactação), causada pelo parasita Stephanofilaria spp, que afeta a pele.
AdobeStock
Gastrite parasitária, causada pelo Ostertagia spp; Lesões circulares na mucosa abomasal, causadas pelo Trichostrongylus axei; Infecções de intestino, causadas pelo Strongyloides papillosus, larvas que atuam por penetração ativa via cutânea.
AdobeStock
Para prevenir as verminoses, é importante focar na nutrição, já que animais bem nutridos têm melhores respostas imunológicas contra os parasitas. Uma vez diagnosticada a doença, o tratamento é feito com vermífugos. A maioria dos remédios é feito à base de ivermectina.
AdobeStock