Os tubérculos, as raízes tuberosas e os bulbos são fontes de nutrientes essenciais para a saúde humana e animal
AdobeStock
Os tubérculos são caules subterrâneos dos vegetais, que funcionam como reserva de energia em forma de amido e de água durante os períodos secos e de inverno. Os órgãos são robustos, com um formato arredondado ou ovalado, e podem ser utilizados para reprodução assexuada das plantas.
AdobeStock
AdobeStock
Batata inglesa: fornece cálcio e fósforo, além de antioxidantes que retardam o envelhecimento. Cará: é rico em cálcio, ferro, potássio e vitaminas B, que estimulam o apetite. Mandioquinha: combate a fadiga e fortalece a imunidade. Rabanete: é diurético e desintoxicante.
AdobeStock
Todos eles são partes comestíveis que crescem no subsolo, mas têm funções diferentes. Tubérculos são caules, raízes tuberosas fazem parte do sistema radicular e bulbos armazenam nutrientes para o crescimento e floração da planta.
Batata-doce: regula a pressão arterial e é rica em vitaminas e fibras. Beterraba: fortalece os músculos e controla a pressão. Cenoura: regula o açúcar e melhora pele e cabelos. Inhame: reduz o colesterol e elimina toxinas. Mandioca: é antioxidante e anti-inflamatória.
AdobeStock
Alho: rico em vitamina C, combate fungos e bactérias e potencializa o metabolismo para redução do colesterol e regulação da pressão sanguínea. Cebola: fonte de fibras e minerais, como potássio, e vitaminas C e do complexo B, fortalece o sistema imunológico e ósseo.
AdobeStock
Os tubérculos devem ser plantados em solo descompactado e úmido, com 40 cm de profundidade, evitando áreas pedregosas ou compactas. Adicione húmus ou calcário se necessário. As folhas precisam de sol e irrigação na brotação. A safra de inverno vai de julho a janeiro e a de verão de outubro a abril.
AdobeStock